A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebés façam aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses. Ou seja, até essa idade, os bebés não necessitam de nenhum outro alimento complementar ou bebida. Sensivelmente a partir dos 6 meses, é importante começar a oferecer alimentos complementares mantendo a amamentação.
No entanto, nem todos os bebés estão preparados para começar a comer exatamente aos 6 meses: uns estarão antes e outros depois. A maioria dá sinais de prontidão entre os 6 e os 8 meses.
Sempre que possível, vale a pena esperar que o bebé mostre esses sinais. Porquê? Porque um bebé que está preparado para iniciar a alimentação é um bebé mais receptivo e que aceita melhor experimentar novas texturas e sabores! E isso será, com certeza, o início de uma relação mais saudável com a comida.
E então, que sinais são esses?
# 1 – Sentar-se sem ajuda (ou com ajuda mínima);
# 2 – Ter perdido o reflexo de extrusão da língua;
Nos primeiros meses, quando um alimento ou objeto tenta entrar na boca do bebé, este empurra-o para fora com a língua protegendo-o de engasgamentos ou de alimentos que ainda não é capaz de digerir. À medida que crescem perdem este reflexo protetor.
# 3 – Conseguir levar os alimentos à boca com a sua mão;
# 4 – Conseguir comunicar sinais de saciedade.
Mesmo sem conseguir ainda falar, o bebé tem a capacidade de nos dizer “não quero mais!!”, abanando a cabeça, empurrando a comida, etc. Desta forma ele comunica quando e quanto ele deseja comer.
Se respondeste que não a algum destes sinais, talvez seja boa ideia esperar mais um pouco, uma semana ou duas, e verificar de novo. Os bebés desenvolvem-se tão rapidamente e estão sempre a mudar!
Confia. Olha para o teu bebé. Ele diz-te tudo!
Sofia Rocha – Enfermeira/CAM/Assessora de Lactação/Doula
Referências:
- Guidelines for implementing a baby-led approach to the introduction
of solid foods – June 2008 - www.leitematerno.org
- www.kellymom.com