A palavra “Doula” vem do grego e significa “mulher que serve”. Este termo era usado como referência às mulheres que cuidavam de outras mulheres, especialmente grávidas e mulheres no pós-parto.
Antigamente, quando todos os partos aconteciam em casa assistidos por uma parteira da comunidade, as Doulas já atuavam embora sem este nome: eram mães, vizinhas, tias, irmãs que, já tendo vivido a experiência da maternidade, estavam ali a apoiar a mulher.
Nos dias de hoje, a Doula é uma profissional preparada e treinada para prestar apoio físico, emocional e informativo na gravidez, parto e pós-parto.
A Doula não é profissional de saúde. Não faz partos nem realiza procedimentos técnicos como exame de toque ou auscultação de batimentos cardíacos fetais. A Doula foca-se na mulher e naquilo que ela sente, deixando os profissionais de saúde trabalhar naquilo que lhes compete: a saúde da mãe/bebé.
Então, na prática, o que faz uma Doula?
Durante a gravidez, a Doula apoia o casal na procura de informação baseada em evidências científicas. Presta apoio emocional, ajudando-a a lidar com a ansiedade e a ultrapassar medos. Ajuda a mulher a descobrir o potencial que está dentro dela. A Doula apoia o casal na construção do Plano de Parto ou Plano de Nascimento.
No parto, a Doula está presente durante todo o Trabalho de Parto oferecendo apoio contínuo e individualizado. Propõe posições e aplica medidas (não farmacológicas) de alívio da dor. Cuida, encoraja e acolhe todas as emoções da mulher (casal).
No pós-parto, a Doula apoia na Amamentação e nos primeiros cuidados ao recém-nascido. Ajuda em tarefas domésticas básicas permitindo à mãe dedicar-se ao bebé e a ela própria. Ajuda a mulher (casal) a melhor integrar a experiência do parto.
Sabias que Klaus e Kennel publicaram em 1993 um estudo com os resultados globais da presença da Doula no trabalho de parto e parto? São estes:
- Redução de 50% nos índices de cesariana;
- Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
- Redução de 60% nos pedidos de analgesia epidural;
- Redução de 30% no uso de analgesia epidural;
- Redução de 40% no uso de ocitocina;
- Redução de 40% no uso de fórceps.
Conhece aqui o Serviço de Doula da Amamenta Viana do Castelo.
Sofia Rocha – Enfermeira/Doula/Conselheira em Aleitamento Materno (CAM)
Referências:
– “The Birth Partner” de Penny Simkin
– “Nascer Saudável” de Sandra Oliveira
– http://www.queroumadoula.com.br