“Devo acordar o meu bebé para mamar?”

Depende.

O teu bebé é de termo e saudável e já atingiu o peso com que nasceu – o que geralmente ocorre por volta do 15º dia? Se sim, então não o acordes e aproveita tu também para descansar!

Se, pelo contrário, ainda não atingiu o peso de nascimento, então aconselho-te a que não deixes passar mais do que 3 horas desde a mamada anterior.

No entanto, mesmo tratando-se de uma situação ou de outra, é necessário que percebas o quão importante é dar de mamar aos primeiros sinais de fome. Chorar com fome é considerado um sinal tardio de fome.

E quais são esses primeiros sinais de fome?

Bebé inquieto, que abre a boca e abana a cabeça para os lados à procura de algo, mamar nas mãozinhas, etc. Muitas vezes, os bebés manifestam estes sinais ainda a dormir! E muitos, se forem postos a mamar, mamam bem, de olhos fechados, a dormir. Já experimentaste?

Bebés que permanecem mais perto da mãe, junto ao corpo dela, são bebés que, regra geral, mamam mais vezes do que bebés que fazem as sestas numa alcofa ou espreguiçadeira. O cheiro e o toque da pele da mãe vão estimular os instintos do bebé para a amamentação. Por outro lado, tendo o bebé por perto, também a mãe vai perceber melhor os sinais de que o seu bebé quer mamar. E vai responder a isso mais rápido, resultando em mais episódios de amamentação.

Um porta-bebés pode ser uma ajuda incrível nesta fase: enquanto satisfazes as necessidades de contacto do teu bebé, ficas com os braços livres para executares tarefas domésticas, brincares e cuidares de filhos mais velhos, dar a mão, etc.

Tens dúvidas quanto à tua capacidade de amamentar o teu bebé ou do teu bebé em mamar? Contacta uma Conselheira em Aleitamento Materno (CAM) ou Assessora de Lactação.

Conhece aqui a nossa Consulta de Amamentação.

Sofia Rocha – Enfermeira/CAM/Assessora de Lactação/Doula (Amamenta Viana do Castelo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *